TV Câmara

Balcão da Cidadania da CMF

 

O Legislativo Municipal de Florianópolis abre suas portas também para auxiliar os cidadãos oferecendo diversos serviços no Balcão da Cidadania, localizado no térreo da CMF.

A distribuição das senhas ocorre a partir das 09:30 horas e o atendimento inicia às 10:00 horas e segue até as 15:30 horas, de segunda a sexta-feira. 

São entregues diariamente 50 senhas gerais, e o atendimento de pessoas que tem prioridade não tem limite. O horário como o número de senhas foram ampliados no mês de abril de 2019 para melhorar o atendimento.

Contato pelo telefone: (48) 3027-5839 / (48) 3027-5834

 

Localização e documentos necessários:

O Balcão da Cidadania fica localizado no andar térreo da Rua Anita Garibaldi, 35, no Centro de Florianópolis, no térreo do prédio da Câmara Municipal de Florianópolis.

Para fazer ou renovar o RG, são necessários alguns documentos:

  • Comprovante de residência 
  • Foto 3X4
  • Certidão original de nascimento ou casamento (não são aceitas certidões manuscritas - caso de certidões muito antigas)

Atendimento sem agendamento

O Balcão da Cidadania é o único local na região central de Florianópolis onde a população pode fazer seu documento de identidade, e o único que atende sem agendamento - os outros postos estão localizados nos bairros Itacorubi e Estreito e necessitam de horário agendado junto ao IGP.

Custo e demais informações sobre o RG

A primeira via da identidade em Santa Catarina é gratuita.

Para a emissão da segunda via, há um custo de R$ 37,55.

Quem não tem condições de efetuar o pagamento para emitir a segunda via pode solicitar no Balcão da Cidadania uma isenção.

* Um cidadão estrangeiro que não tenha casado no Brasil precisa, obrigatoriamente, realizar a emissão de sua carteira de identidade diretamente no IGP. A CMF pode atender apenas brasileiros ou estrangeiros que já tenham contraído matrimônio no país, por causa da documentação necessária para prestar o serviço

Mais serviços disponíveis

Na Câmara, o cidadão consegue ainda pedir a isenção de certidões de nascimento e casamento. Esses serviços são realizados das 8h às 19h, diariamente.

Existe também a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de casamento civil, para casar no município de Florianópolis. Essa taxa custa cerca de R$ 300 em Santa Catarina.

Outro serviço prestado é a solicitação de certidão de nascimento ou de casamento de outros Estados sem nenhum custo adicional. Esse serviço está disponível das 13h às 19h no Balcão da Cidadania.