TV Câmara

SESSÃO SOLENE

segunda-feira, 18 Agosto, 2014 - 19:45

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta segunda-feira, 18 de agosto, Sessão Solene para a Outorga da Medalha Beata Joana de Gusmão e Prêmio Governador Celso Ramos, destinados a homenagear pessoas que se destacam pelo trabalho voluntário à entidades filantrópicas, e pessoas que se destacaram na área pública, empresarial e política, respectivamente.

Foram homenageados com a Medalha Beata Joana de Gusmão: 

- Roseli Cassias Pereira: professora que tem amplo trabalho na formação de crianças, adolescentes e jovens por meio de projetos sociais, sendo voluntária na Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer da Irmandade do Divino Espírito Santo;

- Elizabeth Teresa Donato das Neves: com formação em pedagogia, trabalha com voluntariado há 34 anos. Desde 1991 atua na Apae de Florianópolis onde atualmente é a presidente.

- Renilda Terezinha da Silva: mãe de cinco filhos, abraçou ao longo da vida muitos outros filhos do coração ao trabalhar com famílias que têm parentes envolvidos com drogas. 

- Lenny Baessa Nunes: voluntária há 30 anos tem sua principal atuação na Associação de Parkinson de Santa Catarina, mas atua ainda com outras entidades como o Conselho Municipal do Idoso.

- Maria Evarina Farias de Pinho: além da família com sete filhos, 12 netos e um bisneto, ainda encontrou tempo e disposição para se doar à causa social, realizando visitas aos doentes do Hospital de Caridade. Atua ainda na Paróquia Nossa Senhora da Lapa e aos domingos, depois da missa, leva aos doentes a sagrada Eucarístia.

- Jaime Noboru Hatanaka: a atuação em empresas do ramo têxtil não o impediu de participar de ações sociais. Foi diretor na Ação Social Paroquial dos Ingleses e atualmente é diretor da Associação dos Idosos Esperança.

O vereador Vanderlei Farias (PDT) em seu discurso destacou algumas das características que levam alguém a ser voluntário e a importância desta ação para quem se doa e para quem é beneficiado. "Aos nos preocuparmos com a vida dos outros, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estamos fortalecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e nós seres humanos melhores".

O vereador Dalmo Meneses (PP) também subiu à tribuna para falar sobre o Prêmio Governador Celso Ramos, de sua autoria, criado em 2010. O parlamentar fez um resumo da rica trajetória política do ex-governador, citando vários de seus legados e de sua contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina.

Na sequência receberam as honrarias os contemplados deste ano com o Prêmio Governador Celso Ramos:

- José Carlos da Silva: contabilista e empresário do ramo contábil, é diretor das empresas Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial. Foi ainda conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e é ex-presidente benemérito do Figueirense Futebol Clube.

- Jaime José Barcelos: empresário que há mais de 20 anos investe na área do turismo e da gastronomia. A qualidade dos serviços pode ser percebida pelo cuidado dos produtos que oferece no restaurante Ostradamus, onde as ostras, por exemplo, passam por análise períódica de controle e qualidade.

- Marcus Roberto Claudino: major da Polícia Miltar, faz um belo trabalho junto a famílias de pessoas desaparecidas, sendo o idealizador do projeto SOS Desaparecidos. A atuação efetiva nesta causa levou-o a escrever a obra "Mortos sem Sepultura".

- Celso Ramos Filho: engenheiro civil, fundador e primeiro presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Neto do governador Vidal Ramos e filho do também governador Celso Ramos, seguiu os passos da família na política e foi deputado estadual. Em sua atuação criou a Comissão de Ciências e Tecnologia, que serviu de parâmetro para a criação do Ministério de Ciências e Tecnologia.

- Espiridião Amim Helou Filho: formado em administração e em direito, foi governador de Santa Catarina por dois mandatos e prefeito de Florianópolis por dois mandatos. Foi ainda presidente do Partido Progressista, Secretário de Estado, Senador da República, candidato à Presidência da República e em 2010 foi eleito Deputado Federal.

- Jorge Konder Bornhausen: além de ter sido governador de Santa Catarina, exerceu inúmeros outros cargos como presidente do Banco do Estado de Santa Catarina, presidente Nacional do PFL, Ministro da Educação, Ministro Chefe da Casa Civil, Embaixador do Brasil em Portugal e Senador da República.

O ex-governador Jorge Konder Bornhausen foi o escolhido para discursar representando os demais homenageados. "Meus caros agraciados eu os felicito desejando a continuidade de suas ações. Começamos bem essa semana com esta bela homenagem depois de uma semana trágica em que um acidente aéreo vitimou Eduardo Campos. E é citando uma frase dele que termino meu discurso: não vamos desistir do Brasil".

Encerrando a Sessão, o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, César Faria (PSD) ressaltou que ao entregar honrarias a Casa Legislativa não está apenas premiando as pessoas, mas garantindo que suas ações sirvam de estímulo para novas iniciativas em benefício da sociedade.