TV Câmara

SESSÃO SOLENE

terça-feira, 13 Maio, 2014 - 17:30

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou na tarde desta terça-feira, 13 de maio, Sessão Solene para a entrega da Medalha Cruz e Souza, destinada a homenagear pessoas negras ou defensores da raça negra, nas áreas cultural, desportiva, de desenvolvimento social e educacional. A honraria leva o nome de um dos maiores poetas brasileiros, João da Cruz e Sousa que revolucionou a poesia e foi o precursor do simbolismo no Brasil. 

Neste ano foram homenageados sete cidadãos da capital:

-  Antônio Carlos Nunes: graduado em Ciências da Saúde e Pedagogia, dedicou-se desde 1975 à educação catarinense. Foi premiado com o título de Doctor Honoris Causa pelo Consejo Iberoamericano em Honor a la Calidade Educativa, em Lima – Peru. Atualmente é Diretor Pedagogico do Centro Educacional Cruz e Sousa.

- Ana Rita da Silva: formada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Lecionou durante 25 anos em várias escolas estaduais e municipais.

- Babalorixá Pai Eric D'Ogum: sacerdote de religião de matriz africana, dedicou mais de 20 anos à espiritualidade e aos movimentos da difusão da cultura negra, integrando a coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Estadual de População Afrodescente.

- Acácio José de Souza: foi técnico do Avaí Futebol Clube e técnico de Futebol de Salão no Instituto Estadual de Educação. Em 1982 abandonou o futebol profissional e dedicou-se a projetos sociais como a criação de escolinhas de futebol de salão e futebol de campo em diversas comunidades e entidades da capital.

- Sueli Martins da Rocha: nascida em Florianópolis, é formada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na defesa da raça negra por toda a sua vida como docente em várias escolas de Florianópolis.

- Edsoul Amaral: apresentador do quadro da RBS-TV “Alo Comunidade”, tem se dedicado a mostrar os aspectos positivos e construtivos das comunidades da periferia. Além de seu trabalho como repórter e apresentador na emissora, Ed também assina a coluna Rolê. Na Central Única das Favelas, entidade fundada pelo rapper MV Bill, coordena o estado de Santa Catarina há sete anos.

- Wilma Vieira: natural de Videira, em 1998 foi Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Itacorubi e em 2007 foi Agente de Saúde na sua comunidade.

Edsoul Amaral discursou em nome dos demais homenageados, e lembrou que 13 de maio é o dia da Abolição da Escravatura. No entanto, o apresentador destacou que não há muito o que comemorar e que na realidade a data não representa os negros. "Precisamos saber que somos iguais desde o berço, mas para isso é preciso criar políticas públicas para os jovens".

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, César Faria (PSD), também condenou o preconceito e a discriminação social, os quais considera os maiores obstáculos ao desenvolvimento harmônico de uma sociedade e ao progresso da nação. "Por isso a importância desta solenidade. Precisamos ressaltar a atuação destas personalidades, hoje aqui homenageadas, que ergueram a bandeira contra a discriminação racial e que fazem do fruto de seus trabalhos a conquista de muitos", concluiu.