TV Câmara

SESSÃO SOLENEs

quarta-feira, 14 Maio, 2014 - 19:45

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta quarta-feira, 14 de maio, Sessão Especial para comemorar o Dia Internacional da Família, a Semana Brasileira de Enfermagem e os 15 Anos do Portal Esperança. As propostas para as homenagens foram apresentadas pelos vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Coronel Paixão (PDT) e César Faria (PSD), respectivamente.

Desde 1994 a Organização das Nações Unidas proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família. A ideia é fazer os cidadãos refletirem sobre a importância da família e sobre assuntos que podem desestabilizar a estrutura familiar. Desta forma, a cada ano a ONU seleciona um tema para debater. Em seu discurso o propositor da homenagem, vereador Afrânio Boppré (PSOL), destacou vários momentos de sua trajetória política e lembrou que em todos os momentos a família foi o alicerce que o manteve firme, apesar das dificuldades.

Em 2014 a Semana Brasileira de Enfermagem completa 75 anos de existência. A cada edição o evento aborda questões para aprimorar o trabalho, debater problemas enfrentados no dia a dia, compartilhar experiências e confraternizar a categoria. Neste ano a temática é "O Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar" que tem como objetivo apresentar a contribuição da categoria na educação, assistência e pesquisa e a inserção da enfermangem nos movimentos sociais.

Há 15 anos o Portal da Esperança atua na educação, prevenção da criança e adolescente. Ao longo deste período, o canal tornou-se um alento para as famílias que estão a procura de algum ente querido. O projeto é um aliado de pais e parentes de pessoas desaparecidas promovendo campanhas e não medindo esforços no sentido de fazer com que todos retornem aos seus lares. O presidente da Câmara, César Faria (PSD), proponente da homenagem, ressaltou a dor e a angústia vivida por centenas de famílias que não sabem o paradeiro de algum parente, destacando assim a importância do Portal da Esperança que com sua atuação já encontrou diversas pessoas.

O presidente da Casa Legislativa destacou ainda que as homenagens realizadas neste dia não estão desassociadas, já que as entidades contempladas preservam a vida. "Este parlamento apoia e incentiva as instituições aqui homenageadas que exemplarmente cumprem o seu papel social no afã de salvaguardar a vida humana que é o nosso maior patrimônio", concluiu César Faria.