Notícias dos Gabinetes

Marquito cobra explicações sobre exclusão de alguns bairros da coleta seletiva

O mandato do vereador Marquito(PSOL) protocolou uma indicação solicitando que a Prefeitura, através da COMCAP, inclua no roteiro da coleta seletiva, os bairros que não estão na lista do retorno previsto para 24/05, como Rio Vermelho e Rio Tavares. "Recebemos várias reclamações dos moradores referentes a não inclusão de alguns bairros nesta retomada dos serviços de Coleta Seletiva, que está programada para iniciar 24/05, (conforme tabela de divulgação da COMCAP).

Maria da Graça Vereadora: PL que proíbe o uso de coleiras de choque e enforcador pontiagudo em animais é aprovado pela Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou nesta semana o Projeto de Lei N° 17923/2019, de autoria da vereadora Maria da Graça (DEM), que inclui as coleiras de choque e enforcadores pontiagudos na Lei Nº 9643/2014, legislação que dispõe sobre a punição de maus-tratos a animais no município de Florianópolis.

Marquito solicita que catadores sejam incluídos no aluguel social

O mandato agroecológico do vereador Marquito (PSOL) solicitou, por meio de duas indicações para o prefeito municipal, que as famílias dos catadores de materiais recicláveis que fazem parte das associações cadastradas junto à COMCAP sejam incluídas no Aluguel Social durante o período de pandemia do novo coronavírus. "Com a paralisação da coleta de recicláveis pela COMCAP, no dia 19 de março, esses trabalhadores ficaram sem renda, dessa forma, não conseguem pagar seus aluguéis, seja de suas casas e ou dos galpões que utilizam para trabalhar", afirmou Marquito.

Maria da Graça Vereadora: PL aprovado no município de Florianópolis estabelece cirurgias estéticas em animais como ato de maus-tratos

Nesta semana, foi aprovado em segunda votação, no município de Florianópolis o Projeto de Lei N°1771/2019, de autoria da Vereadora Maria da Graça (DEM), que reforça que as cirurgias estéticas em animais são uma prática de maus-tratos. Realizar uma ação dessas agora prevê não só a punição do veterinário encarregado do procedimento, bem como do tutor, que expõe o animal ao ato mutilatório.

Afrânio propõe medida de proteção de mulheres em situação de violência durante a Pandemia

Como consequência da política de isolamento social em combate à Covid-19, tem se observado em todo o mundo o agravamento da violência doméstica e sexual. Para a ONU Mulheres, “O risco de violência tende a aumentar quando famílias em contextos de violência familiar são colocadas sob tensão, auto-isolamento e quarentena (...)”, expondo as mulheres a uma situação de maior vulnerabilidade e dificultando sua proteção frente a ação de seus agressores.

Marquito solicita mais profissionais de saúde para o Monte Cristo e periferias

O mandato do vereador Marquito (PSOL) protocolou uma indicação solicitando ao prefeito municipal que, por meio da Secretaria de Saúde, contrate o mais rápido possível, profissionais da saúde para complementar as Equipes do PSF no Bairro Monte Cristo e demais comunidades de periferia de Florianópolis.  "Todos sabemos que as comunidades mais empobrecidas e de maior vulnerabilidade social, são as que mais sofrem com a falta de atendimento básico, em tempos de pandemia, ainda mais.

Gabinete do Marquito: Agricultura urbana como prioridade em tempos de crise

O mandato do vereador Marquito, protocolou uma indicação, solicitando ao prefeito municipal que coloque como prioridade neste momento de pandemia, as atividades da Agricultura Urbana, como Hortas Comunitárias em espaços públicos e terrenos baldios, para o plantio de alimentos saudáveis em Florianópolis.

Marquito solicita criação de Brigadas Voluntárias nas unidades de conservação

O mandato agroecológico do vereador Marquito protocolou uma indicação solicitando que o prefeito determine, através da FLORAM e da Defesa Civil, a criação de Brigadas Voluntárias nas Unidades de Conservação, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a comunidade local, para fiscalizar e coibir os incêndios e a degradação ambiental nessas áreas de preservação do município de Florianópolis.

Projeto de Lei do vereador Claudinei Marques sobre a Valorização da Família é aprovado

Foi aprovado na Câmara Municipal de Florianópolis, o Projeto de Lei 17967/19 (PL) do vereador Claudinei Marques (Republicanos) sobre a Valorização da Família.

O PL objetiva-se com a inclusão da semana de valorização da família e a conscientização da população de Florianópolis sobre a importância de uma família estruturada.

Pedrão solicita disponibilização de contratos em tempos de Covid-19

Vereador Pedrão protocolou, durante a semana, um Projeto de Lei que institui a disponibilização, por parte da Prefeitura de Florianópolis, de todos os contratos firmados em tempos de Covid-19. Esses contratos realizados por dispensa de licitação, além de possuírem falta de clareza e informações incompletas, dificultam ainda mais o trabalho de fiscalização dos 23 vereadores e do exercício do controle social pela população. "Infelizmente, o que parece ser simples e que deveria ser de fácil acesso a todos, ainda não acontece.