Notícias dos Gabinetes

Gabinete Vereador Marquito: Biblioteca de Sementes

Cada semente traz consigo uma herança de sabedoria ancestral, carrega na genética toda adaptação às intempéries e toda riqueza natural. Resgatar e preservar sementes significa retomar e guardar a história dos saberes tradicionais e ancestrais dos territórios. Ser um guardião ou guardiã de sementes é um ato de resistência. No mandato agroecológico do vereador Marquito temos a “Biblioteca de Sementes”, que tem como objetivo compartilhar toda essa abundância que cada semente carrega.

Veto do prefeito à Economia Solidária

O prefeito municipal vetou  parcialmente, nosso projeto de lei que altera, revoga e inclui dispositivos na Política Municipal de Fomento à Economia Solidária, alegando que não foi feita previsão orçamentária para a execução do projeto. Esse argumento é incabível, uma vez que não gera custos para o município, não cria nenhum órgão, nem exige a contratação de pessoal, reforça o gabinete do vereador Marquito.

Vereador Claudinei Marques fala da importância da Cultura de Florianópolis

*A produção das Notícias dos Gabinetes é de responsabilidade do mandato de cada parlamentar. A Comunicação da Câmara Municipal de Florianópolis não responde pelo conteúdo das mesmas. Cada matéria é assinada pelo vereador autor e é de sua inteira responsabilidadeFlorianópolis ou Floripa, como é carinhosamente conhecida, é uma cidade moderna e cosmopolita, onde o novo e o antigo convivem harmoniosamente, quer nos balneários agitados ou nas pacatas vilas de pescadores.

Vereadora Maria da Graça promove doações de livros ao Projeto Despertar para a Leitura

Seguindo os passos da frase de Edirceu Luiz Lourenço: “A leitura faz parte da educação e a educação faz parte da vida”, foi realizada na última semana, a doação do livro “Memórias do Canil,” da Vereadora Maria da Graça para o Projeto Despertar para a Leitura. O Projeto está presente no Plano Estadual de Educação em Prisões de Santa Catarina (PEEP/SC), que busca unir o ensino em conjunto com a reabilitação penal.

Vereadores aprovam redução de R$ 7 milhões no orçamento da Câmara

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou ontem a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, regulamento pelo qual são definidos todos os gastos e investimentos do poder público no próximo ano. Entre as propostas aprovadas pelos parlamentares está a redução do duodécimo da Câmara de 5 para 4,5%. Esta medida irá permitir que aproximadamente R$ 7 milhões que eram repassados ao legislativo municipal sejam investidos em outras áreas prioritárias.

Vereador Gabrielzinho protocola projeto de lei para combater a corrupção

Tramita na Câmara Municipal de Florianópolis um projeto de lei que obriga empresas contratadas pela prefeitura a estabelecerem um programa de integridade que assegure a prestação do melhor serviço possível aos cidadãos. Os planos de compliance, que estabelecem critérios relacionados ao cumprimento das normas legais e à gestão de riscos, precisam ser aprovados antes da contratação efetiva desta empresa. A proposta do vereador Gabrielzinho (PSB) foi protocolada hoje (9), no dia internacional do combate à corrupção.

Gabinete vereadora Maria da Graça: Esclarecimentos sobre o PLC dos fogos de artifício

As pessoas têm me perguntado com frequência sobre o PLC dos fogos porque desconhecem os ritos e as competências do processo legislativo.O Projeto de Lei Complementar n. 1626 de minha autoria que foi protocolado na Câmara Municipal de Florianópolis em março de 2017, tinha como texto original a “proibição da comercialização, manuseio, queima, soltura ou qualquer outra forma de utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos no Município de Florianópolis”.

Vereador Claudinei Marques é homenageado pelo Exército Brasileiro em Florianópolis

O vereador Claudinei Marques (Republicanos) foi homenageado, na última quinta-feira (28), com a Moeda e Selo comemorativo ao Centenário do 63° Batalhão de Infantaria, também conhecido como “Batalhão Fernando Machado”.

A cerimônia foi realizada pelo Coronel Jaques Flório Simplicio do 63° BI. O coronel falou sobre a importância da homenagem, que é vista no número de selos e moedas. “Essa é uma homenagem única que entregamos aos que com muito prazer são parceiros do Batalhão”, comentou o Coronel Jaques.