Balcão da Cidadania tem aumento de 44% na emissão de identidades

sexta-feira, 20 Dezembro, 2019 - 11:54

O Balcão da Cidadania oferece diversos serviços aos cidadãos durante todo o ano, de segunda a sexta-feira na Câmara Municipal de Florianópolis há dez anos. Com o passar dos anos a procura por moradores da Capital e dos municípios vizinhos pelos serviços foi crescente.

Em 2019 o número de atendimentos para a emissão de cédulas de identidade, o RG, aumentou 44%, com um total de 9608 atendimentos realizados. Foram 3560 1ª via de RG e 3438 isenções para as pessoas que não tem condições de pagar para emitir o documento, que se somaram a outros serviços.

O presidente da Câmara Roberto Katumi destaca a importância da contribuição da prestação de serviços relevantes à sociedade. “ Tivemos um crescimento de 44% no número dessas solicitações, no serviço prestado para os cidadãos da grande Florianópolis, só esse ano. O Balcão é o único posto na capital que não precisa de agendamento, toda pessoa que vier até a Câmara pode fazer o seu documento ou solicitar uma certidão. O nosso objetivo é  de que sejam cumpridos os direitos individuais e civis de cada cidadão,” afirmou Katumi

Com o aumento da procura fez com que a CMF realizasse uma reforma completa na infraestrutura do local de atendimento e a aquisição de novas cadeiras para a área de espera, para garantir melhor conforto para quem aguarda para ser atendido.

Diariamente são entregues 50 senhas gerais, e o atendimento de pessoas que tem prioridade não tem limite. Tanto o horário como o número de senhas foram ampliados no mês de abril de 2019, para melhorar serviço prestado pela CMF. A distribuição das senhas ocorre a partir das 09:30 horas e o atendimento inicia às 10:00 horas e segue até as 15:30 horas.

Veja outros serviços disponíveis além da emissão do RG:

- Na Câmara, o cidadão consegue ainda pedir a isenção de certidões de nascimento e casamento. Esses serviços são realizados das 8h às 19h, diariamente.

- Existe também a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de casamento civil, para casar no município de Florianópolis. Essa taxa custa cerca de R$ 300 em Santa Catarina.

- Outro serviço prestado é a solicitação de certidão de nascimento ou de casamento de outros Estados sem nenhum custo adicional. Esse serviço está disponível das 13h às 19h no Balcão da Cidadania.