Câmara homenageia 63º Batalhão de Infantaria pelo centenário da instalação em Florianópolis

segunda-feira, 4 Novembro, 2019 - 18:38

A Câmara Municipal de Florianópolis prestou nesta segunda-feira (04/11), homenagem pelos aos 226 anos do Exército Brasileiro e ao centenário do 63º Batalhão de Infantaria em Florianópolis. Essa feita teve por objetivo valorizar os serviços que vão além do comprometimento militar e patronal, mas o de valorar também todo o serviço social desenvolvimento pelo batalhão em prol da Capital. Nesse dia foi homenageado também, a Companhia de Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

A cerimônia foi proposta pelo vereador Claudinei Marques (Republicanos), que em sua fala destacou a importância do trabalho dos militares para o país. “Mais que defender nossa nação é fazer parte do cotidiano da nossa cidade, algo que vemos na integração das forças armadas cada vez mais próxima das comunidades e no auxílio ao desenvolvimento social da nossa capital. O que torna essa homenagem mais que justa, merecida, pois o reconhecimento para aqueles que ajudam Florianópolis é valorizar aqueles que de fato amam nossa ilha e continente”, disse Claudinei.

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma das maiores ações das ofertadas pelas forças armadas que hoje foram homenageadas na Câmara Municipal. Esse serviço oferece, no contra turno escolar, nas organizações militares, atividades culturais, esportivas e reforço escolar. Presente em todos os Estados do nosso país, atualmente beneficia mais de 10 mil crianças e jovens, entre eles jovens da nossa Capital.

“O nosso Batalhão agradece profundamente pelo carinho e apreço neste momento de júbilo e aproveito a oportunidade para conclamar a todos para juntos, construirmos mais um centenário de sucesso”, relatou o Comandante Coronel Jaques Flório Simplício, do 63º Batalhão de Infantaria.

Durante o evento, os participantes assistiram a um vídeo institucional sobre a homenageada. A banda de música do 63º Batalhão de Infantaria executou o Hino Nacional e o hino oficial da cidade de Florianópolis, o Rancho de Amor à Ilha. O general de brigada Brigada Ricardo Miranda Aversa, contou parte da história da corporação e agradeceu a Câmara de Vereadores pela homenagem. “A homenagem para nós é muito significativa porque representa a voz do povo da Capital catarinense, que acolhe tão bem a todos a todos nós nômades que circulamos por este Brasil e, por vezes, no exterior representando a nossa nação”, disse o General de Brigada Ricardo Miranda Aversa, da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

SAIBA MAIS

O 63º Batalhão de Infantaria (63º BI), também conhecido como "Batalhão Fernando Machado" é uma das Unidades Militares do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se em Florianópolis, Santa Catarina. É subordinado à 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, também com sede em Florianópolis (Santa Catarina).

Além de sua participação nas campanhas militares ao longo do século XIX e início do século XX, e de enviar efetivo para a II Guerra Mundial, o Batalhão participou de diversas missões de paz em Angola, Timor-Leste e Haiti; atuou junto a defesa civil nas enchentes que assolaram Santa Catarina; cumpriu missões de Garantias da Lei e da Ordem no Rio de Janeiro, nos complexos de favelas do Alemão, em 2010, e da Maré, em 2014 e 2015.

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz), também conhecida como Brigada Silva Paes, é uma das Brigadas do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se em Florianópolis (SC). Está subordinada à 5ª Divisão de Exército, sediada em Curitiba (PR).