TV Câmara

Conheça os ganhadores do Prêmio Dakir Polidoro em 2019

terça-feira, 27 Agosto, 2019 - 16:25

A Câmara Municipal de Florianópolis e a Associação Catarinense de Imprensa realizam no próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, mais uma edição do Prêmio Dakir Polidoro. A tradicional premiação reconhece profissionais em diversas categorias, com foco em jornalistas que tenham atuação ou que já atuaram por muitos anos em veículos de comunicação da Capital de Santa Catarina. A sessão especial integra o calendário das comemorações dos 188 anos de fundação de Imprensa estadual.

Criada em 2004 pela Câmara Municipal de Florianópolis, por meio da resolução nº 991/2004, a medalha é concedida em parceria com a ACI – Casa do Jornalista que, anualmente, elabora uma lista sêxtupla para cada uma das categorias. As listas são submetidas aos vereadores que escolhem um profissional de cada categoria. O mais votado de cada uma delas é agraciado com a Medalha Dakir Polidoro. Os homenageados com o Prêmio Especial são escolhidos diretamente pela ACI.
 

Conheça os agraciados de cada categoria:

Categoria Televisão - Rafael Faraco

Categoria Rádio - Clodoaldo Pereira

Categoria Jornal - Ângela Bastos

Categoria Repórter Fotográfico - Marco Santiago

Categoria Repórter Cinematográfico - Elson Almeida Coelho Júnior
 

História do Prêmio

No ano de 2003, o então vereador Aloísio Piazza, que foi colega de bancada de Dakir Polidoro, levou a proposta de uma parceria da Câmara com a imprensa para resgatar a história do radialista e vereador Dakir Polidoro em um encontro com Salomão Ribas Júnior, à época presidente do Conselho Superior, e Osmar Teixeira, então presidente executivo da Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista.

Esboço do regulamento elaborado pela Casa do Jornalista foi remetido a todos os vereadores e o presidente da CMF, Marcílio Ávila, sensibilizou-se com a ideia do prêmio. Obteve rapidamente a aprovação de toda a Mesa Diretora do Legislativo. Nesse processo de criação, destaque para a atuação do jornalista Moacir Pereira e também do jornalista Manoel Timóteo de Oliveira.

No dia dois de agosto de 2004, a Câmara Municipal, nas comemorações de 173 anos de fundação da imprensa catarinense, realizou uma Sessão Especial no prédio da Praça XV de Novembro com a presença da família Polidoro e a diretoria da ACI, o lançamento do Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa.

A primeira premiação aconteceu na sessão do dia 1º de agosto  de 2005, quando da reabertura dos trabalhos legislativos. Naquela ocasião, o vereador Aloísio Piazza  que defendeu a aprovação do projeto, fez pronunciamento classificando o prêmio de “Oscar da Imprensa de Florianópolis.”