TV Câmara

Projeto Educar no Verão 2020 é tema de reunião ampliada na Câmara

quinta-feira, 17 Outubro, 2019 - 17:12

A Câmara realizou nesta quarta-feira (16/10) reunião ampliada, através da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, solicitada pela Secretária Municipal de Educação com o intuito de promover uma nova discussão sobre o projeto Educar no Verão. O programa é voltado para as crianças dos Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims) cujos familiares irão trabalhar no mês de janeiro de 2020. 

O secretário de educação do Município, Maurício Fernandes Pereira, disse que além da necessidade dos pais, a justificativa desse programa serve também para que as crianças tenham um espaço pedagógico no mês de férias para discutir educação. “Nós desenvolvemos diversas atividades pedagógicas que tem o intuito de desenvolvimento da criança do seu despertar da criatividade, da sua inovação , do seu senso crítico,” destacou o secretário. 

Para o próximo ano estarão disponíveis 840 vagas, distribuídas em oito unidades Educativas contempladas em todas as regiões da cidade. (consulte a lista dos NEIM contemplados no final da matéria). O secretário de educação ressaltou ainda que o projeto será lançado na próxima semana para ter com antecedência o número de inscritos. “Com isso o recurso público investido será para o número  de crianças matriculadas e não para trabalhar com a expectativa de crianças que devem se matricular. Ter o material didático e alimentação no número de inscritos e não no número de vagas disponíveis.” 

O presidente da comissão, vereador Erádio Gonçalves, destacou a importância do planejamento e das reuniões que antecedem ao programa para que os gastos do programa sejam feitos com coerência e dentro da demanda de cada região. “Esse projeto você tem que atender e gastar os recursos dentro da necessidade. Não pode programar mil vagas e só ter quinhentas crianças para atender”, afirma o vereador.

Convidado a participar o promotor de justiça, Marcelo Brito de Araújo da 25ª Promotoria da Comarca da Capital que atua na área de Fundações e Entidades do Terceiro Setor e na área de Defesa da Educação esteve presente para conhecer e ouvir o trabalho desenvolvido pela secretaria de educação do município. O promotor  disse em uso da palavra que o Florianópolis dentro das possibilidades vem tentando melhorar o nível de educação.

 “ Nós não teremos saída para esse país que não seja pela educação. Quanto mais programas tivermos nos contraturnos e fora do período letivo, isso vem engrandecer a nossa cidadania. Também não podemos esquecer que quanto mais crianças estiverem na rua, mas elas estão cooptadas ao mundo do crime.”

 

UNIDADES EDUCATIVAS QUE PARTICIPARÃO DO PROGRAMA: 

 

  • NEIM Almirante Lucas Boiteux  (Região Central)
  • NEIM Waldemar da Silva Filho (Região Central)
  • NEIM Machado de Assis (Região Continental)
  • NEIM Orlandina Cordeiro (Região Leste)
  • NEIM Ingleses I (Região Norte)
  • NEIM Clair Gruber Souza (Região Norte)
  • NEIM Irmã Scheila (Região Sul)
  • NEIM Hassis (Região Sul)

 

As inscrições ocorrerão em duas etapas:

 

1ª Etapa – Online: A partir das 8h30min do dia 11/11/2019 até às 16h do dia 18/11/2019;

 

2ª Etapa – Presencial: A família deverá apresentar o original e cópia da documentação abaixo, até as 16h do dia 18/11/2019:

 

•Declaração do (s) empregador (es) com a comprovação de trabalho durante o mês de janeiro do pai e mãe e/ou responsável legal;

 

•Declaração sobre a composição e renda familiar;

 

•Comprovante de Rendimento Bruto de todos os adultos que residem com a criança;