Vereador Marquito assume a presidência da Frente Parlamentar em Prol das Unidades de Conservação

sexta-feira, 12 Julho, 2019 - 18:10

Na tarde desta sexta-feira (12/07), a Frente Parlamentar em prol das Unidades de Conservação realizou uma reunião no plenarinho da CMF, para transferir a presidência do vereador Pedrão (PP), para o vereador Marquito (PSOL).

Marquito afirmou que é necessário ainda muito diálogo com a comunidade, os órgãos competentes e legisladores para tornar mais áreas protegidas por lei: “Os sítios naturais sagrados são um bom exemplo, algo que o nosso mandato já vem discutindo há algum tempo. Floripa se destaca a nível nacional com as unidades readequadas, a nossa diversidade de ecossistemas e nossa característica insular, precisam ser mais preservados”.

O vereador Pedrão ficou mais de 3 anos na presidência da Frente: “Nesse período foi feita a readequação e recategorização de quase todas as unidades de conservação da cidade ao SNUC, Sistema Nacional de Unidades de Conservação”, afirma.

Representando a FLORAM, Fundação Municipal do Meio-Ambiente de Florianópolis, Cid Neto, explicou que Florianópolis possui 9 unidades de conservação já readequadas ao SNUC, cerca de 18% do território: “Temos no total 20 unidades que atingem o município, inclusive algumas ilhas, que somadas chegam há 27% do território, em termos de conservação, é uma porcentagem muito boa”.

De acordo com seu estatuto, a Frente visa unir esforços para debates, estudos e projeções de medidas para indicar ao Executivo políticas públicas e ações que estimulem a conservação das unidades.

Integram a Frente os vereadores Marquito, Pedrão, Lino Peres (PT), Marcelo da Intendência (PP), Vanderlei Farias, o Lela (PDT) e Rafael Daux (MDB). Além dos parlamentares, fazem parte representantes da FLORAM, do IPUF, do IMA, Coletivo Sul da Ilha, Instituto Çarakura, entre outros.