AUDIÊNCIA PÚBLICA ABORDA AUTOTESTE PARA TRIAGEM DO HIV
2c9263d0-2294-41fc-9230-3022f41263d0

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (12/07) para debater sobre o primeiro autoteste para triagem do HIV no Brasil, que será a partir de agora comercializado nas farmácias.

A audiência foi requerida pelo vereador Lela (PDT), em requerimento aprovado de maneira unânime pelo Plenário. Para o parlamentar, o encontro teve como enfoque esclarecer as preocupações que os profissionais da saúde têm sobre o tema. “Aqui estão pessoas que conhecem a realidade de quem descobre a doença e encontram barreiras no acompanhamento médico e psicológico, que são fundamentais no momento do diagnóstico, que muitas vezes pode ocasionar em doenças emocionais e até mesmo o suicídio”.

Diversas manifestações foram expostas na Tribuna. Dentre elas, foram destacadas o distanciamento que o novo modelo pode ocasionar. Representando o Conselho Municipal de Saúde, Marcos Pinar, reforçou que é importante que exista uma preparação profissional para quem vai atender o consumidor que adquirir o teste.

Outros apontamentos foram direcionados ao abastecimento dos bancos de dados. Para Marcelo Pacheco Freitas, que trabalha voluntariamente em prol dos portadores de HIV, as informações ficando em posse de entidades privadas irá se perder, dificultando o levantamento de informações.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o HIV entre adultos e jovens, em Santa Catarina, cresceu 43% nos últimos três anos. Florianópolis é a segunda cidade com o maior índice de HIV no Estado.

A partir da agora, a proposta é continuar os trabalhos do grupo, com foco em levar as informações para os 23 vereadores, por meio de vídeos institucionais e também utilizando a Tribuna Livre durante as Sessões Ordinárias.

A reunião contou com a participação de representantes do Conselho Municipal e Estadual de Saúde e da sociedade.