CÂMARA REALIZA ENTREGA DA MEDALHA CRUZ E SOUSA
475e570f-2fd6-4c54-903c-e8efdcc4aec2

A Câmara de Vereadores realizou nesta segunda-feira (14/5), uma Sessão Solene para entrega da Medalha Cruz e Sousa. Ao todo foram sete agraciados com a honraria que a homenageia pessoas negras e defensores da raça nas áreas da Cultura, Desportiva, de Desenvolvimento Social e Educacional, em Florianópolis.

Representando os vereadores, Lino Peres (PT) relembrou os poemas do poeta Cruz e Sousa. “As palavras ditas por ele ressoam até hoje e inspiram cada um de nós. Nossa raça continua na luta contra o racismo e ganhando a cada dia mais força”.

Discursando em nome dos homenageados, Aldelice Batista Braga, foi breve em suas palavras. “Nós gostamos de falar pela música e pela dança”. Aldelice finalizou frisando a inconformação com a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL).

Na sequência, Aldelice Batista Braga dançou pelo plenário e chamou a atenção de todo o plenário que ao fim da apresentação aplaudir de pé pela interpretação.

CRUZ E SOUSA

João da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, no dia 24 de novembro de 1861. Filho de escravos alforriados, faleceu pobre em 1898, no interior de Minas Gerais, vítima de tuberculose. Criado junto à família do marechal Guilherme Xavier de Sousa, teve acesso a uma educação refinada, aprendeu francês, latim e grego, além de ter sido discípulo do alemão Fritz Müller, com quem aprendeu matemática e ciências naturais.

É considerado o mais importante escritor do período simbolista. Suas obras Missal (1893) e Broquéis (1893) são consideradas o marco inicial do simbolismo no Brasil, que permaneceu até 1922, com a Semana de Arte Moderna. Também publicou Tropos e Fanfarras (1885), Evocações (1898), Faróis (1900) e Últimos Sonetos (1905).

CONFIRA ABAIXO OS HOMENAGEADOS

Aldelice Batista Braga