TRIBUNA LIVRE DA CÂMARA TRATA EMPREENDIMENTO DA PEDRITA E RECUPERAÇÃO DE USUÁRIOS DE DROGAS
8293fa89-4883-4060-af59-f96315b5a1b0

A Câmara de Vereadores, na sessão plenária desta terça-feira (03/04), recebeu como convidados da Tribuna Livre do mês de abril, o professor João de Deus Medeiros e o representante da Fazenda Esperança Nossa Senhora da Gloria, Lucival Silva. Os convidados foram requeridos, respectivamente pelos vereadores Pedrão (PP) e Renato da Farmácia.

Tendo como assunto a exploração de uma nova área de mineração pela empresa Pedrita no bairro Rio Tavares, o professor João de Deus Medeiros abordou os critérios administrativos e legais sobre o processo de licenciamento ambiental. “Primeiro temos que ter consciência que estamos tratando de um bem que é de propriedade da União. Outro aspecto relevante é que toda atividade potencialmente impactante precisa ter um estudo prévio, para que se tenham subsídios para um processo de licenciamento ambiental”.

João de Deus reforçou, ainda, que a empresa tem um licenciamento de exploração que já expirou.  “Temos agora um novo empreendimento que vem com uma nova exploração, ou seja, tem que passar por um novo processo de estudo prévio, em que devem ser analisados os diversos riscos ambientais na área, como a extinção de espécies”.

Na sequência, representando a Fazenda Esperança Nossa Senhora da Gloria, Lucival Silva, abordou o trabalho realizado pela entidade filantrópica, que há mais de 30 anos recupera jovens dependentes químicos. “Na Fazenda Esperança nós trazemos a espiritualidade com propósito. Além da recuperação, também queremos oferecer um sentido para a vida de cada um dos jovens. Realizamos atividades laborais de jardinagem e confecção de alimentos como biscoito e trufas que são vendidos nas paróquias e ajudam a manter a entidade”.

A jovem Monique, acolhida pela fazenda também usou a Tribuna. Com o filho em seus braços, Monique, que está na Fazenda há 5 meses, falou sobre a importância do trabalho realizado. “A cada dia eu me sinto melhor e sou muito grata por tudo que fazem por mim. Recuperei minha fé e sei que posso ir adiante”.

A Tribuna Livre é um espaço destinado pela Câmara uma vez por mês para que representantes da comunidade convidados pelos Vereadores apresentem suas iniciativas ou pedidos de apoio.