CÂMARA HOMENAGEIA OS 190 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ EM SC
a918af07-c2f8-4253-88b6-319118d94925

Os 190 anos da chegada dos primeiros Imigrantes Alemães em Santa Catarina foram celebrados no Grande Expediente nesta segunda-feira (12/11), na Câmara. A proposição é dos vereadores Renato da Farmácia (PR) e Fábio Braga (PTB).

Santa Catarina é o estado brasileiro de maior influência Germânica, que pode ser vista no turismo, na economia e na cultura. Os imigrantes chegaram em novembro de 1828 e fundaram a primeira colônia alemã em São Pedro de Alcântara.

O prefeito de São Pedro, Ernei Jose Stahelin, agradeceu a homenagem, explicou a história da imigração no estado e enalteceu os conterrâneos: “Temos que agradecer os nossos antepassados, que não desistiram, apesar de todas as dificuldades na chegada ao Brasil, somos um povo que não perde a fé, nem a determinação e dessa forma, outras cidades do estado também se tornaram colônias alemãs”.

O prefeito municipal, Gean Loureiro, parabenizou os homenageados e relembrou a que Santa Catarina é um dos melhores estados do país e parte desse desempenho, se deve aos imigrantes alemães: “É um povo trabalhador e disciplinado, que segue e tradição e mantém viva a cultura, seus trajes, sua comida e suas festas”.

O vereador Renato da Farmácia (PR), destacou a importância dessa homenagem, tanto para os descendentes, quanto para a cidade de Florianópolis, onde os imigrantes desembarcaram: “ Os alemães tiveram um papel importante na colonização, tanto no estado, quanto no país. É um povo que superou duas guerras e tem na alma a determinação e a disciplina”.