CÂMARA PRESTA HOMENAGENS AOS CONTADORES DE HISTÓRIAS
b3e6eb35-d9ea-4f51-9071-722e9152235b

Em reconhecimento àqueles que enriquecem a nossa cultura e também eternizam elas em nossas comunidades, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão comemorativa em alusão ao Dia Mundial dos Contadores de Histórias, celebrado anualmente no dia 20 de março.

Autor do requerimento para realização da solenidade, o vereador Lela (PDT) destacou que nossas tradições ainda se mantém vivas graças aos contadores de histórias. “É uma atividade secular e responsável de levar nossa imaginação para longe. Precisamos agora é incentivar esses profissionais que disseminam a cultura em nosso município. Vida longa as histórias e aos seus contadores e que continuem levando conhecimento e esperança para as pessoas”.

O parlamentar é autor também de um projeto de lei que tramita na Casa que institui em Florianópolis a Semana do Contador de História. A proposição tem como objetivo ser uma política pública de incentivo à cultura.

Contadora de histórias há uma década, Lieza Neves descreveu a arte de contar histórias como uma prática inerente do ser humano. “Todos aqui presente já contaram e ouviram histórias. A contação ajuda a criar um mundo imaginário, melhorar o vocabulário e enriquece o nosso universo”.

Lieza Neves finalizou seu discurso com uma breve história sobre um pastor que havia sido condenado a forca pelo rei. Com problemas a resolver o pastor pediu ao rei o prazo de dois dias para que pudesse resolvê-los e que retornaria para cumprir sua condenação. Incrédulo, o rei encontrou segurança nas palavras de um ancião, que iria para a forca no lugar do pastor, caso o mesmo não voltasse. Em resumo, o pastor voltou no prazo e o rei informou que não haveria execução neste dia, pois, enquanto existirem homens de palavra e quem acredita nelas, haverá justiça.