Projeto para prevenção ao suicídio é aprovado na Câmara
b76ffba7-63a9-4d9a-b548-7907475dfb69

O Brasil é o 8º país do mundo onde há mais suicídios, são cerca de 12 mil por ano. Uma das soluções para que este número diminua é conhecer mais sobre o tema, conversar mais e saber identificar quando uma pessoa dá sinais de que pretende se matar.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (17/12), o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio em Florianópolis, que visa promover palestras, tratamentos, acompanhamentos e monitoramento em pessoas que tenham comportamento suicida, reduzindo a evolução do quadro.

O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O projeto de autoria do vereador Erádio Manoel Gonçalves (PR), prevê a exposição de cartazes, citando eventuais sintomas e alertando o possível diagnóstico, a criação de canais de atendimento para pessoas vulneráveis e monitoramento dos casos já identificados.

O vereador, explicou que o suicídio é um ato complexo e que a causa mais comum são problemas mentais e psicológicos, como depressão, transtorno bipolar, alcoolismo, entre outros. "O Estado tem papel fundamental para o tratamento desses transtornos, tanto na identificação, quanto na recuperação dos indivíduos" - completou.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo e apenas 28 países contam com planos estratégicos de prevenção.