CÂMARA REALIZA ENTREGA DO PRÊMIO DAKIR POLIDORO DE IMPRENSA
c0face9a-7973-4aed-bce2-97fdc9da7dad

A Câmara, em sessão solene nesta quarta-feira (26/9), realizou a entrega do Prêmio Dakir Polidoro 2018 aos profissionais da imprensa. O evento é um reconhecimento aos profissionais que se destacaram nas categorias Televisão, Rádio, Jornal, Repórter Fotográfico e Repórter Cinematográfico. Além disso, há ainda o Prêmio Especial, em que os homenageados são escolhidos diretamente pela ACI.

Para o vereador Gabriel Meurer (PSB), que discursou em nome do parlamento da Capital, o compromisso com a verdade e a difusão do conhecimento são características presentes nos profissionais da imprensa. “Do alto desta tribuna, senhora e senhores, vejo a imagem e o verdadeiro significado do profissional da imprensa, representados aqui por nossos homenageados”.

Em nome dos homenageados, o repórter Rodrigo Cardoso, ressaltou que vivemos um momento único no país. “Estamos em ano de eleição e é neste momento que a imprensa afirma a sua posição como fonte de informação. Não existe democracia plena e consolidada sem uma imprensa livre, forte, responsável e de qualidade. Essa homenagem serve como incentivo para nossa vida pessoal e carreira profissional para continuarmos realizando esse jornalismo de compromisso com a população e a democracia”.

O jornalista esportivo Polidoro Júnior, filho de Dakir Polidoro, relembrou a trajetória do pai na rádio Guarujá. “Dakir Polidoro era o Jornal Nacional da época. Hoje fazem 14 anos que esse prêmio é entregue. São 14 anos que a memória do meu pai e da imprensa catarinense permanecem vivos”.

O presidente da ACI, jornalista Ademir Arnon, em seu discurso, abordou o compromisso da Câmara com Associação. “Este prêmio é uma parceria entre as duas Instituições, que reconhecem a importância da imprensa em Florianópolis. Sem o apoio desta Casa não seria possível realizar a entrega desta importante honraria aos profissionais”.

O prêmio, criado pela Resolução 991/2004, é uma parceria da Câmara com a ACI que, anualmente, elabora uma lista sêxtupla para cada uma das categorias. Elas são submetidas aos vereadores, que escolhem um profissional de cada categoria. O mais votado é agraciado com a Medalha Dakir Polidoro.

Dakir Polidoro, que durante mais de três décadas comandou o programa "A Hora do Despertador", um campeão de audiência que costumava acordar a cidade. Conquistou tanta popularidade que acabou assumindo a cadeira de vereador e presidente da Câmara por duas vezes, cargo que o levou a prefeito interino de Florianópolis, substituindo Osvaldo Machado.

Confira abaixo os premiados:

HOMENAGENS ESPECIAIS: Lélia Nunes, Nilton César Viegas e Eraldo Monteiro

CATEGORIA TELEVISÃO: Rodrigo Cardoso - RIC/SC