TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO SÃO TEMAS DE REUNIÃO NA CÂMARA
c9ec6de7-a31d-4ec5-8b47-e6e4fa03571d

Debater e conhecer os mecanismos de transparência dos órgãos de Florianópolis. Este foi o foco da primeira reunião no âmbito das Comissões de Direitos do Consumidor e de Trabalho nesta quinta-feira (14/12).  O encontro foi proposto pelo vereador Maikon Costa (PSDB).

Durante o debate, as instituições como o PROCON, Prefeitura Municipal e Pró-Cidadão apresentaram o funcionamento e o acesso à informação em cada uma delas. A reunião, além de ser um contato entre a Câmara e os órgãos, serviu para expor soluções e adequações para que toda a população tenha o acesso facilitado.

Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública, vereador Maikon Costa, no passado o sistema público era fortemente patrimonialista e poucos tinham acesso aos serviços públicos. “Atualmente possuímos um modelo burocrático, que tem como proposta acabar com o modelo antigo, ou seja, criar regras para dificultar os privilégios”, afirmou.

O parlamentar relembrou, ainda, projetos que estão em tramitação na Casa sobre a transparência em processos licitatórios, vagas no ensino infantil e de medicamentos disponíveis.

Participaram da reunião ampliada o Secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, representantes do Observatório Social de Florianópolis, PROCON e Pró-Cidadão e da sociedade civil.