Lista de Notícias

CPI do Transporte ouve últimos membros do Conselho de Mobilidade Urbana

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está apurando possíveis irregularidades no transporte coletivo da Capital,realizou mais uma etapa da investigação nesta quinta-feira (16). A reunião de trabalho praticamente concluiu as oitivas com membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. A sequência da CPI vai convocar agora ex-secretários das gestões anteriores ligados às decisões do transporte público. Foi pedida também a prorrogação dos trabalhos por mais 90 dias na Câmara Municipal de Florianópolis.

CMF reconhece importância da Defensoria Pública de Santa Catarina

O Grande Expediente da CMF desta quarta-feira (15/05), prestou homenagem aos defensores públicos de Santa Catarina. A defensoria pública nasceu de um movimento social, uma mobilização que resultou na criação da Defensoria Pública de Santa Catarina no dia 2 de agosto de 2012. No próximo dia 19 de maio é comemorado nacionalmente o Dia da Defensoria Pública.

Câmara homenageia a abertura da temporada de feitio de farinha de mandioca artesanal

A Câmara de Vereadores abriu o espaço do Grande Expediente desta terça-feira (14/05) para homenagear a abertura da temporada de feitio de farinha de mandioca artesanal, um dos alimentos mais típicos da região de Florianópolis. Durante a sessão, foi realizado o pedido de reconhecimento dos Saberes e Práticas Tradicionais associados aos Engenhos de Farinha de Santa Catarina como patrimônio cultural e imaterial para para a Fundação Franklin Cascaes (FCC), reforçando o pedido feito ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Câmara homenageia Rotary Club de Florianópolis e unidade local do Rotary Internacional

O Grande Expediente desta segunda-feira (13/05) presta homenagem ao Rotary Club Internacional Distrito 4651 que comemorou 114 anos em fevereiro e ao Rotary Club de Florianópolis Leste, pelos 50 anos de fundação. O requerimento para a homenagem foi iniciativa do vereador Miltinho Barcelos (DEM) que destaca a importância do Rotary Club ao redor do mundo: “É uma instituição que quer o melhor para o próximo, para quem está ao lado e para a comunidade”.

Conheça seis projetos que podem mudar a forma como funciona o comércio em Florianópolis

A Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis se reuniu na tarde desta quinta-feira com representantes do CDL, CREA, SEBRAE,  para deliberação de alguns projetos que estão em tramitação na Câmara e podem mudar a forma como funciona o comércio em determinados temas. O presidente da Frente, vereador Miltinho Barcelos (DEM) afirmou que a reunião foi muito produtiva ao avaliar seis projetos.

Câmara de Florianópolis aprova projeto de reestruturação dos Conselhos Tutelares

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira (08/05) o Projeto de Lei 17738/2019, de origem do Executivo, que dispõe sobre a reestruturação dos Conselhos Tutelares em Florianópolis. O projeto de lei municipal aplica algumas melhorias e adequações previstas na Legislação federal que aborda o tema. A proposta foi aprovada com 16 votos favoráveis, quatro contrários e três abstenções.

Centro Sapiens volta ao debate em reunião na CMF com alterações para melhorar o projeto de lei

A Comissão de Orçamento da Câmara de Vereadores discutiu na tarde desta sexta-feira (03), em reunião ampliada, o projeto de lei que visa a criação de incentivos fiscais destinados a atrair a instalação de empresas startups e outras iniciativas da economia criativa na região Leste do Centro Histórico da Capital. O projeto ficou conhecido como Centro Sapiens e é desenvolvido em parceria com a UFSC. O projeto de lei, que tramita há quatro anos na Câmara, também objetiva revitalizar todo a área a leste da Praça XV.

Reunião da Comissão de Viação e Obras da CMF debate projetos de nomeação de ruas com tramitação paralisada no Legislativo

A Câmara de Vereadores realizou nesta quinta-feira (02/05), na reunião da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, uma discussão sobre os mais de 400 projetos de denominação de vias públicas parados sem tramitação no Legislativo Municipal. A questão aguarda uma solução conjunta entre Prefeitura, Ministério Público e a própria Casa Legislativa. A reunião foi convocada pelo presidente da comissão, vereador Claudinei Marques (PRB).