CÂMARA ENTREGA TROFÉUS DONA GININHA E NEGA TIDE AOS MELHORES DO CARNAVAL 2018
f1e28783-d537-4818-b54f-059098e46cac

A Câmara realizou, nesta terça-feira (06/03), uma sessão solene para homenagear as escolas de samba, blocos carnavalescos e associações que contribuem para o engrandecimento do evento. Na ocasião, foram entregues os troféus Gesuína Adelaide dos Santos (Dona Gininha) e Erotides Helena da Silva (Nega Tide).

Representando a Câmara, o vereador Gabriel Meurer (PSB), destacou que o Carnaval é um dos principais traços de identidade da nossa cultura. “A magia do Carnaval é muito mais do que alegria e festa, são histórias de vida e amor pelo nosso passado. Dedicação, muito trabalho, respeito, amizade e irmandade que unem em vários cantos fazem parte da nossa gente e não podemos deixar isso morrer”.

Em nome dos homenageados, o presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), Fábio Botelho, reforçou a importância do Carnaval para o município. “Neste evento trabalham pessoas que geram vida, renda e a alegria que falta para o nosso povo”.

HOMENAGEADOS TROFÉU DONA GININHA:

Sociedade Recreativa Cultural e Samba Embaixada Copa Lord (Campeã do Carnaval 2018)

Grêmio Cultural Esportivo Recreativo Escola de Samba Protegidos da Princesa (Vice-campeã do Carnaval 2018)

HOMENAGEADOS TROFÉU NEGA TIDE:

Associação Cultural Baiacu de Alguém

Oficina Crítica de Carnaval

Fábio Murilo Botelho - presidente da Liesf

Sociedade Carnavalesca de Sambaqui Engenho de Dentro

TROFÉU DONA GININHA - Instituído pela resolução nº 1.423/2009, é concedido anualmente para as campeãs e vice-campeãs dos grupos: Especial, de Acesso e de Acesso A, do Desfile das Escolas de Samba de Florianópolis.

O nome que é dado a esta honraria presta homenagem à Gesuína Adelaide dos Santos, carinhosamente chamada de Dona Gininha, figura conhecida em Florianópolis por sua atuação na Sociedade Cultural e Recreativa Império do Samba, tendo sido uma das suas fundadoras em 1971.

TROFÉU NEGA TIDE - criado pela resolução 1456/2010, é entregue todos os anos àqueles que se destacaram no carnaval de Florianópolis abrangendo as escolas de samba, blocos carnavalescos, clubes sociais, entidades, associações e afins que contribuem para o engrandecimento do evento.

O Troféu Nega Tide é uma homenagem a mais festejada musa do carnaval da Ilha. Ela era o próprio carnaval, o ano inteiro. Foi eleita a primeira cidadã-samba de Florianópolis.