PROJETO PARQUE URBANO MARINA BEIRA-MAR NORTE É SANCIONADO
ff55eb1b-d350-4e4f-a393-359d5ab732cb

O projeto de lei que permite a concessão de espaço público para a implantação do Parque Urbano Marina Beira-Mar Norte foi sancionado, nesta quarta-feira (26/9), pelo prefeito da Capital Gean Loureiro (MDB). A previsão de lançamento do edital será no primeiro trimestre de 2019 para busca de empresas que tenham interesse em realizar as obras da futura marina em Florianópolis. A cessão de uso do local será de 30 anos prorrogáveis pelo mesmo período.

O Parque Urbano Marina Beira-Mar Norte tem como objetivo resgatar a proximidade da cidade com o mar, ampliar as opções de lazer na capital e integrar os modais de transporte. O fortalecimento das atividades econômicas em estabelecimentos comerciais, educacionais, de hotelaria e serviços de gastronomia também serão metas do empreendimento.

A obra contará com uma área total de 123 mil metros quadrados, sendo 99 mil m² de área terrestre. São previstas duas marinas para construção, uma pública para 60 embarcações, e outra privada para 624 veículos náuticos.

A presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, destacou que a marina irá transformar Florianópolis. “Hoje realizamos o sonho de diversas pessoas que residem em Florianópolis. Agradeço também e reconheço a atitude dos vereadores da Câmara, que estão atentos e são sensíveis aos projeto importantes para a nossa cidade. Que venham outras marinas, seja atrás do Centro Sul, no Continente, Norte ou Sul da Ilha”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Luciano Rossi Pinheiro, que também falou em nome do Floripa Sustentável, apontou que este é um marco na história da capital florianopolitana. “Estamos com esta ação resgatando a nossa conexão com o mar. Teremos também uma área para pessoas, pois, atualmente, a Beira-Mar está mais habitada por carros do que pela população. Iremos melhorar também a nossa autoestima e acreditar no crescimento da cidade”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Katumi Oda (PSD), destacou que dentre os objetivos ao assumir o comando da Casa Legislativa estavam a produção de pautas relevantes e positivas para Florianópolis. “Como filho e neto de pescadores não tenho como esconder a minha felicidade em poder trazer para o meu povo a oportunidade de trabalhar com o mar. Sancionou-se hoje a concessão do espaço, porém, tenho certeza que em breve a marina será uma realidade, pois a cidade não pode parar”.

Para o prefeito da Capital, Gean Loureiro (MDB), a votação favorável à matéria pela Câmara ocorreu após a audiência pública realizada na Casa na semana anterior. “Eu diariamente acordo feliz por ser prefeito de Florianópolis, porém, hoje fui um dia que eu acordei muito mais feliz. Quando a Câmara, a Sociedade Civil Organizada e a Prefeitura andam juntas e compartilham da mesma missão, quem ganha é o cidadão”.

Confira abaixo as opiniões dos vereadores presentes:

Guilherme Botelho (PSDB) - “Florianópolis está indo ao encontro do desenvolvimento sustentável e do turismo. Com a construção da marina estamos criando novas opções de entretenimento e transporte para o cidadão”.

Renato da Farmácia (PR) - “A marina além de trazer benefícios para a cidade também irá atrair olhares para novos empreendimentos. Com a marina iremos abrir as portas para um turismo mais qualificado e também gerar emprego para a população”.

Miltinho Barcelos (DEM) - “Estamos na véspera do Dia Mundial do Turismo e sancionar este projeto que cria um equipamento de qualidade e que a nossa cidade precisa é um momento único”.

Diácono Ricardo (MDB) - “Vivenciar este momento é muito importante, tanto como manezinho da ilha que sempre quero ver minha cidade ir para frente quanto como vereador por ter assumido tamanha responsabilidade de proporcionar para minha cidade este grande passo”.

Coronel Márcio Luiz Alves (MDB) - “A marina vai muito além de ser unicamente uma marina. Será um espaço que gerará emprego e também possibilitará a prática de esportes e também ações em prol do enriquecimento da nossa cultura”.

Maria da Graça (MDB) - “Precisávamos mudar o perfil dos turistas que visitam a nossa cidade, porém, não tínhamos equipamentos para isso. Com a construção da marina iremos qualificar o turismo em nossa cidade”.

Maycon Oliveira (PR) - “É um momento em que estou feliz pela cidade e pela vitória que conquistamos. Tenho orgulho, de como vereador, poder fazer parte e contribuir para este importante da nossa cidade se concretizar”.

João Luiz da Silveira (PSC) - “Momento importante para Florianópolis que está voltando a ter contato com o mar. A criação do Parque Público Marina da Beira-Mar Norte trará um espaço público tanto para a população circular a pé quanto para deixar suas embarcações. Irá também proporcionar a geração direta e indireta de aproximadamente cinco mil empregos”.

Jeferson Backer (PSDB) - “Empreendimentos como este da marina trazem a geração de novas oportunidades de emprego e mobilidade e também geram uma grande arrecadação de tributos para Florianópolis”.

Dalmo Meneses (PSD) - “Em meus mais de 20 anos de vida política na Capital este foi um dos momentos mais importantes que já vivencia na Câmara. Tenho certeza de que é isso que a população de Florianópolis espera de seus representantes. Todos tiveram tempo para debater o projeto e conhecer a importância e isso foi refletido na audiência pública da última semana e na aprovação do projeto”.