Os 190 anos da chegada dos primeiros Imigrantes Alemães em Santa Catarina foram celebrados no Grande Expediente nesta segunda-feira (12/11), na Câmara. A proposição é dos vereadores Renato da Farmácia (PR) e Fábio Braga (PTB).

Santa Catarina é o estado brasileiro de maior influência Germânica, que pode ser vista no turismo, na economia e na cultura. Os imigrantes chegaram em novembro de 1828 e fundaram a primeira colônia alemã em São Pedro de Alcântara.

Em votação em Sessão Extraordinária na manhã desta segunda-feira (12/11), foi eleita a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Roberto Katumi Oda (PSD) é o novo presidente, na chapa composta por Fábio Braga (PTB), como 1º vice- presidente, Marcelo da Intendência (PP), 2º vice-presidente; Edinon Manoel da Rosa (MDB), 1º secretário e Gabriel Meurer (PSB), 2º secretário. Essa chapa comandará a Casa Legislativa no biênio 2019/2020.

Discutir o direito dos animais, a Legislação Municipal de Proteção Animal e os maus-tratos, foi o objetivo do III Seminário de Direitos Animais, realizado nesta sexta-feira (09/11), na Câmara de Vereadores. O evento faz parte da  Semana da Virada Animal, que serve para debater a causa, além da educação e conscientização sobre os direitos animais.

A Câmara de Vereadores homenageou no Grande Expediente desta quarta-feira (07/11), pessoas e organizações que realizam relevantes trabalhos em prol do bem estar animal.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (06/11), o projeto de lei complementar 1.706/2018, que estabelece o livre horário para o comércio na cidade. Atualmente, a legislação permite que os estabelecimentos comerciais funcionem das 7h às 22h, durante a semana, e das 7h às 20h, aos sábados, mas já prevê exceções para a abertura de lojas aos domingos, para os que possuem alvará específico.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para exercício de 2019, que estima a receita e fixa a despesa do orçamento municipal de Florianópolis, foi discutida na Câmara de Vereadores. Nesta quinta-feira (01/11), uma audiência pública no âmbito da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, debateu a proposta encaminhada pelo Executivo em 15 de outubro, que prevê para o ano de 2019 uma receita de R$ 2.180.495.600,00.

Em breve os cidadãos florianopolitanos que amam pedalar poderão levar sua bicicleta para qualquer lugar da cidade com a ajuda do transporte público. É isso que o Projeto de Lei Complementar nº 1.415/2015, aprovado na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (29/10) quer acrescentar na Lei Complementar nº 78 de março de 2001. A ideia é instalar "bikes racks" na parte dianteira dos veículos permitindo o transporte de bicicletas pelos usuários.

Projeto "Adote uma Câmera" foi aprovado nesta segunda-feira (29/10) na casa legislativa. De autoria do vereador Tiago Silva (MDB), a proposição permite que pessoas físicas ou empresas doem equipamentos para a vigilância das unidades da rede municipal de ensino, com o objetivo de prevenir furtos ou roubos nas escolas e creches de Florianópolis.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (29/10), o projeto de lei que obriga a colocação de placas em obras públicas paralisadas há mais de 90 dias com a explicação dos motivos da interrupção. A disposição das placas será de responsabilidade do poder Executivo Municipal.

A Câmara de Vereadores realizou nesta quarta-feira (24/10), sessão solene para entrega das medalhas Herbert de Souza e João Paulo II. Ambas reconhecem os esforços e ações de pessoas e entidades em prol do bem comum.