Você já ouviu falar de “boca de lobo inteligente?” É uma caixa coletora instalado no interior dos bueiros, confeccionado em material termoplástico, que age como uma peneira, permitindo a passagem da água, mas retendo o material sólido como uma peneira. Essa realidade será possível a partir de agora na capital.

Na tarde desta quinta-feira (19/09), os vereadores integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Zona Azul, que vai apurar possíveis irregularidades no contrato firmado entre a empresa Dom Parking responsável durante os últimos seis anos pelo serviço de estacionamento público na Capital e a prefeitura de Florianópolis estiveram reunidos na sala das comissões para definir o presidente e o relator da comissão.

A Câmara de Vereadores abriu espaço para homenagear o show “The Beatles pela Vida”, em sua quarta edição neste ano, e que tem como objetivo arrecadar fundos para a ala de adolescentes e jovens adultos do CEPON (Ajas), unindo música e solidariedade em um tributo a uma das principais bandas dos últimos tempos. O evento é organizado pela Escola de Música Rafael Bastos com a participação de vários músicos da cidade, bandas e convidados especiais.

Com os cortes e contingenciamentos promovidos pelo Governo Federal junto às universidades públicas federais, além dos últimos acontecimentos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde estudantes decidiram entrar em greve contra o bloqueio dos recursos, o vereador Carlos Eduardo de Souza (PT), o Cadu, propôs requerimento para a Criação da Frente Parlamentar em Apoio à UFSC. A iniciativa foi aprovada por unanimidade nesta semana pelos presentes na sessão, o que o vereador destacou como uma vitória: “Isso mostra um parlamento sensível às questões da cidade.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que está apurando o processo licitatório que gerou a concessão do transporte Público em Florianópolis e também para apurar os supostos aumentos indevidos nas tarifas cobradas dos usuários de ônibus realizou mais uma reunião na câmara, nesta quinta-feira(12/09).

Uma homenagem na Câmara de Vereadores de Florianópolis que premiou as três praias vencedoras da safra de 2019 acabou criando um efeito estatístico bem interessante para quem acompanha uma das grandes tradições da Ilha de Florianópolis, a pesca artesanal da tainha. E os Pescadores da Praia da Lagoinha ficaram duas vezes com o 1º lugar no prêmio "Ixtepô Tainha", no acumulado do resultado da pesca e também na categoria maior "lanço", com 8.550 tainhas capturadas.

“Você não está sozinho! Falar é a melhor solução!” Quem nunca falou para um amigo ou parente uma dessas frases? Elas podem salvar vidas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a cada 40 segundos uma pessoa comete o suicídio e a cada três segundos uma pessoa tentar cometer suicídio. Só no Brasil 32 mortes são  registradas por dia, deixando o país em um triste oitavo em números absolutos. Por isso, o mês de setembro chegou trazendo com ele a cor amarela símbolo da campanha da valorização da vida e de prevenção ao suicídio.

Nota de pesar

Em nome da Câmara Municipal de Florianópolis, o presidente Roberto Katumi Oda e os demais vereadores se solidarizam com a família e amigos pelo falecimento de Hernani Hulk, Rei Momo do Carnaval de Florianópolis por 33 anos.

Neste momento de dor, ratificamos nossos votos de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado à Corte do Carnaval, sempre trazendo alegria e entusiasmo aos festejos pela cidade e às centenas de milhares de foliões que escolhem Florianópolis para a data.

A importância de  atividades físicas com a prática regular traz benefícios para a saúde, além de bem-estar físico e mental. O esporte é uma ferramenta importante na formação psicossocial do cidadão e é peça fundamental ao processo de inclusão social, contribuindo inclusive, para o desenvolvimento moral do indivíduo.

O Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (04/08) foi destinado para celebrar os 100 anos de vida da senhora Dalva dos Santos, completados no último dia 19 de agosto deste ano. Moradora do bairro Sambaqui, em Florianópolis, Dona Dalva foi casada durante anos com o pescador Raulino Anastácio, “seu Pepeco”, já falecido. Durante seu centenário de vida, a matriarca da família teve 8 filhos, com 11 netos, 18 bisnetos e 2 trinetos.