TV Câmara

Vereador João Luiz traz inovação com projetos que incluem o QR Code na rotina de Florianópolis

O vereador João Luiz da Bega (PSC) já protocolou dois Projetos de Lei que propõem a obrigação de QR Code em todas as placas de obras municipais e em pontos turísticos e de ônibus em Florianópolis. A ideia é que cada código contenha explicações adicionais sobre os serviços prestados em cada local, além de auxiliar moradores e turistas com informações sobre o transporte coletivo e pontos turísticos.

“O meu objetivo com os dois projetos é o de levar mais transparência e inovação ao povo de Florianópolis. Estamos em uma das cidades que lideram o ranking de inovação no Brasil e temos que nos adequar a isso”, destaca o vereador. 

O projeto que determina a instalação de placas com QR Codes em obras públicas especifica as informações que devem conter no link a ser direcionado pelo código: empresa contratada, valor investido, prazo e data da possível inauguração, empenhos, notas fiscais e eventuais aditivos contratuais lançados. Além disso, a população atendida, os serviços que serão prestados, design arquitetônico em formato 3D e a data da ordem de serviço deverão estar presentes. 

Já o segundo projeto, que inclui o código em pontos de ônibus e também nos turísticos da cidade, pretende ajudar no dia-a-dia de moradores e turistas. A ideia é que cada código contenha informações sobre as linhas e horários das paradas de transporte coletivo nos pontos de ônibus e informações gerais sobre pontos turísticos histórico-culturais e naturais de Florianópolis. 

O que é QR Code?

O QR Code é um código bidimensional que pode ser escaneado por aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets e similares. Nele, é possível adicionar links que levam a textos, imagens e vídeos. Para escanear um QR Code, basta abrir a câmera do aparelho e posicioná-la em frente à imagem do código ou então baixar um aplicativo que o escaneie gratuitamente pela loja de seu smartphone.