Vereadora Pri Fernandes protocola projeto pioneiro para criação do plano de arborização urbana de Florianópolis

A vereadora Pri Fernandes (PODE) protocolou na Câmara Municipal de Florianópolis, nesta segunda-feira (24), projeto pioneiro que estabelece as diretrizes que serão adotadas pela Prefeitura para a criação de um plano municipal de arborização urbana viária.

Intitulado de "Se essa rua fosse minha eu mandava arborizar”, o projeto de lei complementar pretende ampliar o número de vias arborizadas na cidade e também garantir mais qualidade de vida aos habitantes, por meio do combate à emissão de gás carbônico na atmosfera.

Uma pesquisa realizada pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), em 2012, apontou que Florianópolis está na frente de capitais como Brasília e Curitiba no levantamento das cidades que mais emitem gás carbônico no Brasil.

“Precisamos pensar em medidas para reverter esse quadro, arborizar as vias da nossa cidade é uma delas, dado que as árvores retiram o carbono do meio ambiente e fixam na biomassa da planta”, justificou a vereadora Pri Fernandes, que faz parte da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. A parlamentar ressaltou ainda que Florianópolis não possui planejamentos deste tipo.

Construção

A ideia do projeto surgiu a partir de demandas trazidas ao gabinete da vereadora pela Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), a qual apontou para a carência de arborização na capital catarinense. O nome "Se essa rua fosse minha eu mandava arborizar” também foi uma sugestão da agência, que possiu um projeto com o título homônimo.