TV Câmara

Frente Parlamentar de Segurança Pública Municipal discute ações de conscientização no trânsito para diminuir o número de pessoas internadas

quinta-feira, 11 Março, 2021 - 20:06

Foi realizada nesta quinta-feira (11) a primeira reunião da Frente Parlamentar de Segurança Pública Municipal, presidida pela vereadora Maryanne Mattos (PL), com o objetivo de organizar medidas que diminuam a quantidade de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência de acidentes no trânsito, para ajudar a diminuir a lotação de leitos e no combate à pandemia.

 

Segundo o Tenente Coronel do 1º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Marcus Vinicius dos Santos, 60% dos leitos de UTI em Florianópolis são ocupados por pacientes vítimas de acidentes no trânsito, restando apenas 40% para os demais casos, entre eles os de pacientes com Covid-19. Ainda de acordo com o Tenente, 90% dos acidentes ocorrem por erro humano: ingestão de bebida alcoólica, ultrapassagem irresponsável e excesso de velocidade. Nesse sentido, uma alternativa apontada é a ampliação de comunicação sobre a operação Rodovia Transparente e Segura, que divulga semanalmente uma operação que está sendo realizada pela PMRv no intuito de incentivar a conscientização da população sobre a necessidade de seguir as leis de trânsito. "Quando o serviço público mostra como ele é, como age, ele já está educando", afirmou Elaine Otto, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Coqueiros.

Já o vice-presidente do Conseg, Alberto de Barros Neves, trouxe à pauta a necessidade do aumento de atenção à segurança dos pedestres, com relação a calçamentos e estacionamentos irregulares, além da criação de novas ciclovias e passarelas. Nesse aspecto, o vereador Gilberto Gemada (PODE) apontou sobre a situação da SC-405, no Rio Tavares, com relação a pista reversível, que gera muitos atropelamentos. "Mesmo sendo morador, eu não sei de onde tá (sic) vindo carro pela pista do meio", desabafou, sugerindo a criação de uma quarta faixa.

A criação de campanhas publicitárias para conscientização no trânsito também foi outro ponto abordado na reunião, pelo presidente do Conseg do Centro, Rodrigo Marques, em parceria com aplicativos de transporte alternativo, como o Uber. E o Tenente Coronel do 1º Batalhão de Bombeiros do Estreito, Onofre Laureano Júnior, sugeriu a criação de campanhas direcionadas a motociclistas, que quando envolvidas em acidentes, resultam em pacientes internados na UTI com mais frequência por não terem proteção como nos carros.

Por fim, a presidente da Frente Maryanne Mattos sugeriu para os próximos dias a criação de conteúdos institucionais protagonizados por representantes de órgãos de segurança pública, para incentivar a população sobre a necessidade de conscientização no trânsito, a fim de diminuir acidentes e por consequência pacientes internados.

Também participaram da reunião a Delegada e Diretora da Polícia Civil da Grande Florianópolis, Tatiana da Rocha Klein; o vereador Marquinhos (PSC); a ex-presidente do Conseg de coqueiros e presidente da Pró Coqueiros, a jornalista Sibyla Loureiro; o Coronel da 1ª Região da Polícia Militar, Fernando André; Delegado de Polícia e Assessor do Detran, Osmar Carraro; Ben Kraijnbrink, voluntário no Conseg; o Gerente Estadual de Fiscalização de Jogos e Diversões da Polícia Civil, o Delegado Thiago Costa; o Tenente-coronel do 4º Batalhão da Polícia Militar, Dhiogo Cidral de Lima; e o Presidente Conseg Sul da Ilha, Carlos Thadeu Lima Pires.