TV Câmara

Presidente da Câmara apresenta balanço das atividades do ano para a imprensa

quinta-feira, 9 Dezembro, 2021 - 16:37

Profissionais da comunicação estiveram na Câmara Municipal de Florianópolis nesta quinta-feira (9) para participar de um café da manhã com o presidente da Casa, vereador Roberto Katumi Oda (PSD). Na ocasião, o parlamentar aproveitou para apresentar à imprensa um balanço das atividades legislativas realizadas em 2021.

Entre as ações expostas durante a reunião, que também contou com a participação do vereador e membro da Mesa Diretora, Adrianinho Flor (Republicanos), está a discussão da Regularização Fundiária Urbana (REURB) na capital. “A REURB vem sendo tratada por uma comissão [parlamentar especial]. Realmente ela está clareando muitas coisas, mas na praticidade, ainda, eu acho que vou cobrar uma resolução maior, porque o povo tem uma expectativa muito grande e nós não conseguimos ainda engatar a primeira e dar uma resposta à sociedade”, disse o presidente da Câmara. Ele destaca que haverá uma reunião com a comissão para se ter um quadro real da situação da REURB e poder apresentá-lo à população.

O plano diretor de Florianópolis foi outro assunto abordado no café. Para o presidente Roberto Katumi Oda, o tema deve ser tratado com ampla transparência e tranquilidade, e não como partidário ou como ideologia. “Nós temos que tratar desse tema como cidade; o que fazer para a nossa cidade, como planejar a nossa cidade para os próximos dez anos”, disse o parlamentar.

A reunião serviu ainda para falar sobre o projeto de reposição salarial dos funcionários públicos municipais, que deve ser votado na próxima semana, além do projeto que trata sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2022. De acordo com o presidente da CMF, a LOA é a matéria principal que a Câmara Municipal vai delegar o que será feito na cidade de Florianópolis no próximo ano.

Também foi abordada na reunião a realização do concurso público, adiado por causa da pandemia. “A Câmara Municipal era para ter apresentado esse ano, mas com a pandemia e entraves jurídicos, vamos fazer ano que vem um grande concurso público para adequar os funcionários da Casa, que já têm uma carência na parte técnica”, disse o vereador presidente.

Assunto de bastante discussão em reuniões da Câmara, a instalação do Restaurante Popular em Florianópolis deve sair do papel também no próximo ano. Recentemente o presidente Roberto Katumi, junto ao prefeito Gean Loureiro (DEM), esteve em Brasília para tratar sobre o tema. “Solicitamos a colocação na pauta da reunião de hoje do conselho que delibera sobre os patrimônios públicos federais de cessão de uso, e acredito que a expectativa é muito grande, e provavelmente ano que vem Florianópolis vai ter o primeiro restaurante popular da história da nossa capital”, afirmou.

Por fim, com o fim do ano parlamentar, o presidente da CMF destacou a devolução por parte da Câmara de cerca de R$ 10 milhões aos cofres da prefeitura.