A Câmara Municipal de Florianópolis lamenta profundamente a perda de Dom Eusébio Oscar Scheid, ex-arcebispo da capital Catarinense entre os anos de 1991 e 2001.

Em nome da Câmara e dos demais vereadores, o presidente Roberto Katumi Oda reforça os votos de pesar e agradece os anos de dedicação e de trabalhos prestados a toda sociedade.

Jeferson Backer (PSDB) foi empossado suplente nesta terça-feira, dia 05, na Câmara de Vereadores no lugar do vereador Ed Pereira (PSDB) que pediu licença para assumir a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude do município.

Usando a palavra após a posse, o vereador agradeceu o retorno ao legislativo, o apoio que recebeu da comunidade e ressaltou  a importância de continuar desenvolvendo trabalhos na cidade em prol das famílias.

Na tarde desta segunda-feira (05) o presidente da Câmara recebeu a visita institucional  do prefeito de  Florianópolis, Gean Loureiro (DEM). Na oportunidade parabenizou o presidente e se colocou à disposição do legislativo para um diálogo aberto e permanente, visando o desenvolvimento do município.

Em cerimônia na tarde desta sexta-feira (01), na Assembleia Legislativa do Estado, a Câmara Municipal realizou sessão solene de instalação da 19º Legislatura com posse do prefeito Gean Loureiro (DEM), o vice-prefeito Topázio Silveira Neto (Republicanos) e os 23 vereadores.  A sessão foi presidida pelo vereador reeleito Dalmo Meneses, acatando a Lei Orgânica do Município de Florianópolis em Capítulo II, artigo 37, sob a presidência do Vereador mais idoso dentre os presentes.

A Solenidade de Posse e Diplomação da Legislatura 2021-2024 será realizada no dia 1º de janeiro, sexta-feira, as 17 horas, na Assembleia Legislativa do Estado.

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira (08/12) a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do orçamento do município de Florianópolis para o ano de 2021 em R$ 2,45 bilhões, o que equivale a um incremento de 4,12% a mais do que o ano passado.

Conhecida por muitas belezas naturais, Florianópolis possui vasta fauna e flora. Entre tantas espécies diferentes, três são consideradas símbolos da Capital, o Garapuvu, o martim-pescador-verde e a orquídea lélia púrpura. Mas além da árvore, da ave e da flor reconhecidas como de interesse especial, a Câmara Municipal de Florianópolis votou e aprovou a inclusão da rã-manezinha como mais um símbolo da Capital. A espécie, que homenageia no nome quem nasce em Floripa, também é moradora exclusiva da ilha. A votação foi na semana passada.

Com o processo de urbanização ainda crescente em Florianópolis as pessoas podem se perguntar: e as árvores? pois bem, pensando nisso, a Câmara  aprovou um projeto de lei que obriga construtoras a informarem nas suas obras questões de arborização e replantio de árvores.

Legenda da foto: Portas do palácio de Ikere-Ekiti, na atual Nigéria, um dos reinos iorubás da região (Wikimedia Commons)

Nas últimas eleições quase 500 candidatos disputaram as 23 vagas para vereador ou vereadora na Câmara Municipal de Florianópolis. Computados os resultados de todas as urnas, as eleições trazem mudanças na Capital, já que quase metade dos eleitos farão o primeiro mandato, são eles: Josimar Pereira, do DEM, Manu Vieira, do NOVO, João Cobalchini, do DEM, João do Bericó, do PSL, Pri Fernandes, do PODEMOS, Diácono Ricardo, do PSD, Gemada Gilberto Pinheiro, do PODEMOS, Maryanne Mattos, do PL, Adrianinho, do REPUBLICANOS e a primeira candidatura em grupo, o Coletiva Bem Viver, do PSOL.